23.11.12

PEHE- Composteira de televisão



Construimos com o auxílio da Agrônoma Letícia uma mini composteira experimental que nos possibilitasse a visualização do processo de decomposição dos resíduos orgânicos.


A COMPOSTAGEM é a transformação da matéria orgânica em composto. É um processo natural em que a intervenção humana serve apenas para acelerar, controlar e monitorar todo o processo.


 










 




Para que serve?

A transformação dos Resíduos orgânicos em composto orgânico, possibilita não só, a diminuição dos resíduos a serem  depositados em aterro, como também o aproveitamento racional dos recursos naturais. O composto resultante da transformação natural da matéria orgânica  é excelente para utilização na agricultura, jardinagem e espaços verdes, tanto como fertilizante como adubo.


Quais as vantagens da compostagem?



- O composto melhora a estrutura do solo, e atua como adubo ;
- O composto tem fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar       organismos causadores de doença, no solo e nas plantas ;
- Sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo ;
- Retenção de água nos solos ;
- Redução no uso de herbicidas e pesticidas :
- Redução da contaminação e poluição atmosférica.



Materiais que podem ser colocados na composteira

Legumes, fruta, cascas, cascas de ovos, pão, sacos de chá e café, folhas,  caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira, papel, palha, madeira não tratada, cinzas. 

Materiais que não devem ser colocados na composteira
Evitar : Gorduras, lacticíneos, carne, peixe e marisco, cinzas em grande quantidade. Não colocar : Pilhas, vidro, metal, plástico, medicamentos, produtos químicos, têxteis e tintas, excrementos de animais domésticos e plantas doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário