Solo arenoso e solo argiloso
O solo é composto
basicamente por três elementos inorgânicos (areia, argila e calcário) e um
elemento orgânico o húmus. As diversas maneiras de classificar o solo,
geralmente consideram a proporção com que a areia e a argila combinam-se para
formá-lo.
Composição do solo e diferentes texturas
o objetivo desta experiência é a comparação de diferentes tipos de
solo, para identificar suas características comuns: presença de água, areia,
argila que variam em proporção na constituição de cada solo. No segundo ciclo
é importante a apresentação do solo aos alunos.
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Material·
Amostras se solos diferentes.
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Procediemento
grupo 1
2 copinhos (de café) com pedrinhas (bem pequenas
– até 6 mm
de diâmetro).
4 copinhos (de café) com areia grossa (de
construção).
5 copinhos (de café) com areia fina (de praia ou
areia de construção peneirada).
1 copinho (de café) com argila de modelar ou solo
argiloso, previamente seco triturado.
1 a 2 copinhos (de café) com água (É mais
interessante fazer com apenas 1, para que o solo não fique tão
encharcado como na foto.
1 bacia ou uma travessa de plástico.
Obs: A argila pode ser seca em forno convencional
ou exposta ao sol e triturada com garrafa de vidro ou rolo
de macarrão.
grupo 2
1 copinho (de café) com areia grossa (de
construção).
1 copinho (de café) com areia fina (de praia ou
de construção peneirada).
7 copinhos (de café) com argila de modelar ou
solo argiloso, previamente seco e triturado.
1 a 2 copinhos (de café) com água (também
recomenda-se fazer com apenas 1).
1 bacia ou uma travessa de plástico.
Obs: A argila pode ser seca em forno convencional
ou exposta ao sol e triturada com garrafa de vidro ou rolo
de macarrão.
PROCEDIMENTO :
Os alunos deverão ser divididos em dois grupos
(caso a turma seja muito grande dividir em quatro
grupos). Cada grupo receberá materiais
diferentes. Os alunos deverão fazer a união e mistura homogênea
dos materiais recebidos dentro da bacia. Os
grupos formarão “solos” de diferentes composições
granulométricas. É interessante forrar as mesas
com jornal para não sujar demais a sala de aula.
O primeiro grupo criará um “solo” arenoso.
O segundo grupo criará um “solo” argiloso.
Os alunos deverão tatear seu “solo” e descrever
numa folha de papel a sensação percebida ao
manuseá-lo.
Em seguida os grupos devem lavar as mãos e trocar
suas bacias, de modo que manuseiem um solo
de constituição e textura diferente daquela que
eles criaram e assim possam perceber a diferença, anotando
novamente a sensação. Estas anotações servirão de
base para a resolução das questões propostas na
atividade A.
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Resultados (responda atrás da folha)
A.1) Porque alguns solos são ásperos e outros são
mais macios e pegajosos?
A.2) Quais as semelhanças e diferenças percebidas
entre os solos através de seu manuseio e
observação?
A.3) Cite alguns elementos que podem estar
presentes no solo.
A.4) Estes elementos estão em mesma quantidade?
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