28.10.10

Geografia- força gravitacional




Força gravitacional

Sentado embaixo de uma macieira, no ano de 1666, uma simples queda de uma maçã, fez despertar a curiosidade de Newton e assim, começou uma das grandes revoluções da ciência moderna. "Por que caiu a maçã?", perguntou-se Isaac Newton. "Ninguém lhe deu impulso para que caísse. Ninguém a jogou ao solo. Estando madura, desprendeu-se da árvore, está certo. Mas isso não significava, em absoluto, que devesse cair, por si só, sobre a Terra. Por que ela não se move para os lados, ou para cima, mas sempre em direção ao centro da Terra?" Partindo desta pergunta chegou à descoberta de uma das mais importantes leis científicas, chamada "lei da gravitação universal".

EXPERIÊNCIA 1) Empilhar vários blocos na borda de uma mesa de modo que formem uma torre inclinada. Use, por exemplo, várias listas telefônicas. Dá para fazer uma torre que parece desafiar a gravidade. Comece com uma pilha vertical. Desloque o bloco mais alto na pilha o mais que puder sem que caia. Depois mova os dois blocos superiores juntos até quase cairem. E assim por diante. Note que quanto maior o número de blocos movidos menor a distância que eles podem ser movidos sem que o conjunto desabe. Com muitos blocos e com certa habilidade a torre inclinada fica impressionante.


















EXPERIÊNCIA 2) Recorte uma forma qualquer em um pedaço de papelão ou compensado e determine o Centro de Massa desse recorte do seguinte modo. Faça três furos perto das bordas e pendure o recorte por cada um deles, sucessivamente. Para cada suspensão, trace uma vertical a partir do furo usando um fio de prumo. Repetindo para os três furos você obtem três retas que se encontram no Centro de Gravidade.
Use um recorte na forma de um mapa do Brasil e ache o Centro de Gravidade do mapa. Localize a cidade mais próxima desse centro.


EXPERIÊNCIA 4) Várias experiências divertidas podem ser feitas ilustrando a posição do Centro de Gravidade no corpo humano. Eis algumas delas.
A) Fique de pé bem junto a uma parede, tente levantar os calcanhares e se manter desse jeito. Você vai ver que não consegue.

B) Encoste o ombro em uma parede, tente levantar a perna mais afastada e se manter nessa posição!. Essa experiência, como a anterior, mostra que o equilíbrio exige um deslocamento do corpo que mantenha a vertical passando pelo centro de gravidade e pela base de apoio do corpo.

C) Tocar os pés com as mãos sem dobrar os joelhos é fácil para quem está em forma. Mas tente fazer isso com o corpo junto a uma parede... 

D) O Centro de Gravidade das mulheres (em geral) é posicionado diferentemente do Centro de Gravidade dos homens. Basta olhar as anatomias de uma moça e de um rapaz para desconfiar desse fato. A experiência mostrada abaixo ilustra isso. Uma moça pode colocar uma caixa de fósforos no chão, ajoelhar-se com as mãos para trás e derrubar a caixa de fósforos com o nariz sem cair. Rapazes, normalmente, não conseguem fazer isso por terem o Centro de Gravidade mais alto que moças.

Encostando todo o corpo de perfil desde o pé até o ombro contra uma parede vertical, não podemos afastar o outro pé sem corrermos o risco de cair; e talvez, pela primeira vez, reconheçamos o fato de que, ao desviar o pé direito da linha vertical, temos que inclinar o corpo para o lado esquerdo.
Inclinando-se para a frente, apoiando a testa contra uma parede, da qual afastaremos os pés o mais possível, veremos que, sem o auxílio das mãos, não poderemos levantar.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário